.

.

.

.

segunda-feira, 23 de março de 2009

O primeiro candidato às “Autárquicas” que se apresentou publicamente não me inspirou confiança


Artigo de Opinião
Por: Mariana Teixeira




Estimados leitores os meus respeitosos agradecimentos e as minhas modestas desculpas por alguma coisa que tenha escrito que não lhes agradasse. Por razões de afazeres profissionais, durante uma temporada não poderei colaborar com mais crónicas para o “Jornal Alpiarcense”. Não é uma despedida mas sim uma suspensão temporária (não como Rosa do Céu o fez para ir para o Turismo) que talvez se mantenha até as eleições autárquicas.

É-me impossível dedicar os meus tempos livres escrevendo crónicas, por mais que me tenha pedido o administrador deste jornal e pela consideração que tenho por ele, mas a minha vida profissional assim o exige como o meu bem-estar e segurança para com o futuro.

De qualquer maneira deixo a minha opinião que provisoriamente será a “última” da temporada.

Atravessei o “Largo da Boneca” no passado sábado a fim de assistir à apresentação dos candidatos da CDU. Gostei do Mário e seus seguidores.
Falou muito bem e acredito naquilo que disse, mas deixou-me uma grande dúvida:

Que projectos para o desenvolvimento local e onde vai arranjar verbas como apoios? Não vou em “discursos”.
Gosto de projectos e ideias palpáveis de forma a poder ter a mínima garantia da sua realização.

Os seguidores de Mário, tanto para a “Junta de Freguesia” como para a “Assembleia Municipal” não me inspiraram confiança como fiquei com a sensação que os “impingiram” para aqueles lugares por não haver outros.
Não acredito politicamente neles porque falta-lhes algo que nem sei explicar como.
Parece-me que vieram do desconhecido e que estão a meterem-se numa aventura que o final vai ser a derrota.

Quanto ao Mário, um bom orador, mas deve-se actualizar aos tempos modernos.
Deixar a velha cantilena de que os outros «são os maus; que os outros enganaram o eleitorado e que se desgastaram no poder».

Esta conversa de “tasca” não deve existir. É o clamar do tambor dos derrotados. Para vencerem precisam de dizer mal dos adversários.

O povo detesta este rancor.

O vencedor é aquele que diz mais ou menos assim.

«Meus amigos, eu vou fazer isto e mais aquilo, desta e daquela forma.
Faço o que disse com estes projectos (descrimina-os) e para os realizar penso utilizar os seguintes métodos (diz quais são).
Para os poder realizar preciso do vosso apoio e dos vossos votos (demonstra convicção).

Garanto-lhes, se não conseguir realizar estas promessas que lhes estou a dizer, demito-me do cargo para que fui eleito por vós (demonstra seriedade).
Assim, existem duas possibilidades.
Ou ganho porque vocês confiam em mim ou perco porque o adversário foi melhor do que eu (aceita a luta mas admite que perdeu).

Agora dizer que faz «tudo e mais alguma coisa» sem mostrar como vai consegui-lo (demonstra falta de capacidade e protege-se de um sonho que sabe não conseguir levar por diante) e sem dar a certezas (demonstra que…não tem os pés bem assentes no chão como a meta que pretende atingir está longe dos seus horizontes.
Fá-lo em nome do partido e da respectivas ideologias).

O Mário não fez isto!
Não conseguiu fazer a apresentação sem atacar o adversário e quer chegar onde está o adversário à custa dos defeitos dele, esquecendo-se que ele se encontra numa situação diferente e num lugar que, possivelmente, não o consegue destronar.

A fraqueza dos fracos ou daqueles que sabem à partida que vão perder é atacar o «inimigo» dizendo mal dele quando deveria mostrar que é melhor.
Defender a sua tese sem atacar ninguém e demonstrar o que «vai fazer é muito seu e que para atingir o pico da montanha não precisa dos outros nem acusar quem quer que seja».

Confesso que neste aspecto o Mário decepcionou-me e a cara sisuda dos restantes mostraram-me frieza e falta de equilíbrio como de confiança.

Fizeram-me lembrar alguém que suspendeu o mandato recentemente.
O Mário que deixe de ter aquela cara séria para que possamos pensar que também sabe brincar e beber um copo na “Tasca da Célia”, mesmo sendo ele do povo como é.

A equipa apresentada e que me fez atravessar o “Largo da Boneca” decepcionou-me.
Garanto-lhes que, apenas vai ter os votos dos correlegionários e de mais meia dúzia de amigos.
Logo…a derrota.

Pessimista eu?

Não! Apenas vejo aquilo que a experiência me ensinou.

Não se ofendam comigo, porque este palavreado todo, mais não é do que a minha sincera opinião.
Querem a prova e testemunho?
Então não se esqueçam desta crónica que vos escrevi e lhes dediquei.

Depois das eleições falaremos!

Nessa altura, veremos quem tinha razão.
Para vocês meus leitores, muitos beijinhos e até uma próxima oportunidade, com uma lagrimazita no canto do olho.

Para o “Jornal Alpiarcense” um “especial obrigado” por me ter convidado e trazido para estas lides.

Voltarei!

(NR: O nosso obrigado a Mariana Teixeira pela sua colaboração. As colunas deste jornal estarão sempre ao vosso dispor)

3 comentários:

Anónimo disse...

Há 4 anos atrás Rosa do Céu por interpostas pessoas mandou um recado ao "Marito" para que a CDU fizesse uma campanha limpa.
A CDU evitou de atacar Rosa do Céu nos pontos fracos da sua governação, a própria Gabriela Coutinho por amizade também não contou tudo o que sabia. Resultado? Gabriela Coutinho não foi eleita, a CDU elegeu apenas dois vereadores e Rosa do Céu e seus "comparsas" continuaram na sua "cruzada": excelentes empregos para esposa e filhos e um emprego de luxo no Turismo e na Gastronomia como "prémio" pelo seu desempenho complementado com choruda reforma da presidência da câmara.
Eu no lugar do Mário Faria pior, a Marianinha que vá às reuniões de Câmara e às Assembleias Municipais e veja como o PS trata a oposição.
Quanto aos outros dois candidatos são jovens honestos e de excelentes famílias a quem ninguém tem nada a apontar e isso é que conta. Eu gosto de GENTE SÉRIA E SEM RABOS DE PALHA, a Marianinha não gosta?

Cala-te Boca

Anónimo disse...

Este artigo da anonima Mariana Teixeira deixa-me uma grande duvida; não entendo patavina do que ela quis dizer. É que ela começa por dizer que gostou do Mário e seus seguidores, que falou muito bem, que acredita no que disse, para depois afirmar que tem uma grande duvida que contradiz tudo o que ela disse anteriormente.Francamente para quem quer ser " jornalista " são incongruências a mais. A senhora anonima Mariana Teixeira fala do que não sabe e tendo estado na sessão , não parece.

Anónimo disse...

Estive na apresentação dos candidatos da CDU nos Águias, no sábado passado. Estiveram presentes muitos alpiarcenses que apoiaram os candidatos apresentados. Tive a oportunidade de ouvir excelentes discursos dos candidatos, em especial o discurso do Mário Fernando Pereira, que em mais de 30 minutos fez uma análise completa da situação de Alpiarça neste momento, após os anos do PS. A CDu faz política a sério, com pessoas a sério, pessoas de Alpiarça e que gostam de Alpiarça, sem vaidades e manias. Por isso irão ter o apoio da maioria da nossa população nas próximas eleições.
Foram apresentadas mensagens de apoio à CDU por várias personalidades que fizeram e tentaram fazer coisas importantes por Alpiarça e por este país:Álvaro Brasileiro, Armindo Pinhão, Henrique Arraiolos, Vera Matias, Miguel Arraiolos (que estava a participar no triatlo nesse momento), Isabel Coelho, António Lima Fernandes, João Florêncio, etc. Houve outras pessoas que foram lá falar e dar o apoio ao Mário e à Cdu: Álvaro Brasileiro, Raul Figueiredo,Ricardo Hipólito, Nuno Prates, Pedro Coelho, Carlos Jorge Pereira, Emídio Sardinheiro e se calhar estou a esquecer-me de alguns. Falou também uma jovem chamada Ana Sofia, num belo discurso em nome de 25 jovens de Alpiarça que apoiam a CDU.
Estas verdades são mais fortes que as pequenas vaidades que se andam a exibir por aí e aqueles que nestes blogues querem negar as evidencias, o trabalho, o carácter das pessoas com argumentos ridículos e fraquinhos.