.

.

.

.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Combate à "besta facista"

Nasci muito mas muito antes do 25 de Abril de 1974, e deixe-me que lhe diga que eu próprio , assim como muitos outros, não eramos filiados , nem tinhamos nada a ver com o PCP, mas não deixávamos de combater a 'besta fascista'...
Não existiam movimentos nem partidos politicos? Você têm razão...e sabe porquê? Porque eram proibidos, logo segundo a sua análise o PCP também não existia como partido politico, repito... segundo a sua análise..é claro
Então e nos movimentos de 69 e 73, para não ir mais atrás, eram só os comunistas que estavam nesses movimentos de massas? Eu estive lá e não era comunista (muitos outros lá estiveram)...não fui preso é uma verdade, mas ainda apanhei assim como outros algumas 'leves porraditas'e não era do PCP
A homenagear será o Povo de Alpiarça no seu TODO, pelo seu estoicismo, pela sua vontade inquebrantavel de não ceder, e acredite que se o POVO não colaborasse, não existiria movimento que conseguisse sobreviver (veja o caso do Che na Bolivia)
Até...
Simplesmente EU
Ver:Por mais que custe admitir é a História que fala.

5 comentários:

Anónimo disse...

O PCP existia e lutava clandestinamente.
Nem todos lutavam contra a "besta fascista", por isso durou 48 anos, não foi desdes de 69 e 73, mas desde de 1928.
Contabilize os anos de prisão e tortura suportados pelos militantes do PCP. Para ser homenageado não basta pensar mal do regime de então, era preciso agir. Basta ler as biografias para ver a diferença. As personalidades que foram propostas, toda a gente as conhece, todos sabem o que fizeram antes do 25 de Abril, os seus nomes são conhecidos em todos os arquivos da História recente.
É verdade que alguns eram contra o regime e dele falavam mal aos amigos, mas não bastava.
Em todo o caso se tiver propostas a fazer, avança com elas. Segundo percebi da proposta da A.M., os nomes não se esgotam este ano. Esta homenagem terá continuidade, exactamente porque Alpiarça foi uma Terra de gente corajosa que muito deu à luta anti-fascista. É preciso que ninguém se esqueça deste período sinistro, por isso é que a CDU propôs este reconhecimento público.

Simplesmente EU disse...

Vai desculpar-me, mas não posso deixar de lhe dizer que o seu texto embora bonito continua a ser de um facciosismo brilhante, e por isso a dificuldade de construção de movimentos unitários, e n~~ao me venha com siglas tipo APU ou CDU.

Diz vc que ...quase por acaso existiam algumas pessoas, claro fora os comunistas, que se entretinham a falar mal do regime com os amigos e por ai se ficavam...se lhe contaram essa estória não acredite...os não comunistas arriscavam tanto ou mais que os próprios.

E ...acredite...o 25 de Abril deu-se, sobretudo, por um movimento corporativo dos militares, aliado por uma exaustão no campo de guerra. e pela enorme entrada de milicianos nas forças armadas, que acabaram por contaminar, no bom sentido, os militares de carreira...só quem andou por Mafra, Santarém, Caldas da Rainha, Leiria e outros quartéis onde se formavam militarmente os quadros milicianos entende o que estou a escrever. Muitos comunistas engrossaram estavam nas forças armadas quando do 25 de Abril, mas como compreenderá a grande maioria que alinhou nesse movimento nem sabia sequer o que era o comunismo, quanto mais o PCP.

Ainda sobre a proposta do elemento do PSD sobre homenagear o Dr.Raul das Neves, para mim fosse ele o que fosse politicamente a verdade é que como poucos cuidou do POVO de Alpiarça, pelo que lhe conheci nunca regateou horas nem honorários aquando de alguém a necessitar dos seus cuidados médicos, e graças a ele o nome de Alpiarça (através dos Aguias) será sempre conhecido por todo o pais...talvez merecesse uma reconhecida homenagem, assim como tantos outros.

Porque não está na lista o Vital?
Afinal morreu lutando contra o fascismo...?

Até...

Simplesmente EU

Anónimo disse...

Até parece que o 'Simplesmente Eu' foi um combatente contra o fascismo.
Um homem/mulher que nao sai da agradavel protecção do anonimato, merece uma credibilidade.
Assim também eu.

Simplesmente EU disse...

Sr. ou Sra Anónimo

Não interessa se fui ou não combatente antifascista, não interessa se sou um anónimo ou não...aquilo que interessa é discutir os assuntos correctamente sem ofender ninguém...sómente apresentando cada um as suas razões.

Até...

Simplesmente EU

Anónimo disse...

tem razao o doutor raul jose das neves deve se homenagedo mas nao pela liberdade mas por outros motivos mas isto no ver. parabens pelas suas palavras e pela maneira como expressa as suas ideias sem qualquer tendencia ou odença politica.