.

.

.

.

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Médicos impedidos de manter os seus contactos regulares com a família por decisão da Autarquia

 Nós até respiramos fundo quando tomamos conhecimento de certas coisas.


De facto, o executivo ficou muito aborrecido quando viu que os médicos Cubanos gastavam mais dinheiro em telefone do que o Presidente. É preciso ser muito pequenino para... retirar à equipa médica que veio de Cuba a possibilidade de manter os seus contactos regulares com os seus filhos e familiares, especialmente quando é sabido que o ordenado que aferem tem por base os padrões de remuneração em Cuba e não os institucionalizados em Portugal.

Isto para dizer que, tendo em conta o excelente serviço que estão a prestar à população, a escassez de médicos no sector e em particular no interior do país e o défice de assistência média em Alpiarça, mesmo que os custos totais ascendessem a 1000 euros mensais, ERA DE GRAÇA! Ou seja, o benefício criado todos os dias à população, não tem preço.

Outro aspecto que ressalta nesta notícia é mais uma vez a advertência ao suposto abuso de poder por parte da Dra. Sónia Sanfona em época de campanha. Sobre isto deixamos apenas uma nota: Os Jornais têm por função informar e até se aceitam as diferentes formas de o fazer, mais ou menos sensacionalistas, até porque se trata de um negócio; Os Deputados ou pessoas que exerçam cargos públicos na área governativa têm por Missão e Dever agir como facilitadores de acções que visem o benefício da população que os elegeu.
«Alpiarça é a Razão».
(Paulo Sardinheiro)

4 comentários:

Anónimo disse...

Senhor Paulo Sardinheiro, durante largos anos também eu estive fora do meu país a exercer funções técnicas, com direito a habitação, telefone etc. Convivi de perto, nomeadamente em África, com médicos cubanos, russos e outros que também por ali trabalhavam de livre vontade mas, fazendo pela vidinha, em circunstâncias difíceis, como se poderá calcular mas, com grande espírito de missão.
Sabia das suas condições porque me contavam quando nos encontrávamos para beber um copo e meter a conversa em dia.
Tudo isto para dizer o quê?
Não lhe passará pela cabeça certamente, quantos médicos cubanos estiveram e continuam a estar fora do seu país. Pergunte a qualquer um que esteve ou está fora se teve ou tem um telefone para falar com a família ou amigos, o tempo que lhe apetece! Muitos nem telefone têm.
E o autor destas linhas que até se considerava um privilegiado no meio de tudo isto, com casa e telefone da empresa...Tinha um plafond para chamadas no valor máximo de 100$USD (doze a quinze contos na altura). Se me apetecia conversar mais um pouco, logicamente teria de pagar às minhas custas.
Parece-me pois, perfeitamente natural.
E para terminar, deixe que lhe diga que, ser médico, enfermeiro, bombeiro, polícia, juiz, professor...são actividades que nos devem merecer o mesmo respeito que todas as demais actividades que têm em vista o bem comum em qualquer Sociedade.

M.C

Anónimo disse...

O Paulo ainda é um jovem sonhador e muito terá de aprender.
Às vezes as coisas são como são e, nem sempre são como nós pensamos.
Por causa de toda essa euforia e facilitismo é que estamos com o endividamento na nossa Câmara que é conhecido e que estranhamente o PS tentou esconder.
Por isso há um crédito mal parado de milhões que pouca gente sabe como resolver.
Por isso os velhotes vão ficando sem as suas economias para valer aos tais jovens "destemidos" que sonharam ter casas, carros etc, pensando que isto é tudo um mar de rosas!
Em conjunturas como a que estamos a viver é preciso colocar os pés bem assentes na terra.

E não é preciso dizer mais nada!

Um leitor

Anónimo disse...

Acho que temos aqui alguns conselhos sábios (e de borla) para quem sonha fazer propaganda política a sério.
Nunca fazer afirmações que podem ser facilmente refutáveis.
A discussão política não é propriamente uma discussão futebolística em que todos são treinadores de bancada.
Em política há um julgamento cujo desfecho é manifestado através do voto. E esse processo, apesar de minuciosamente estudado por politólogos e outros técnicos, continua a ser de difícil explicação.
Contudo, nos tempos que correm, a VERDADE e a simplicidade, parecem ser a melhor campanha para o candidato a qualquer cargo público ou particular.

Um eleitor

Anónimo disse...

Segundo o que eu li e aqui , näo foi que a CMA tinha impedido os Medicos cubanos de contactar as suas familias , mas sim , que tinha posto um limite de 100€ por mes, o que eu acho muito bem , pois eu tambem vivo fora do de Alpiarca e do país e falo regularmente com a minha mäe e irmäo e näo gasto nem 60€ de telefone por mes.Para Falar com a familia , para saber se está tudo bem , quaiqueres 5/6 mimutos chega por semana .Eu Tambem tenho telemovil e cartäo de credito da minha firma e näo ando a telefona á toda a hora para a familia e näo ando a utilizar o cartäo sempre que me apetece só porque a firma mos deu ... tem que haver moderacäo ....