.

.

.

.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Empresa facilita consumidores que manifestem vontade de regularizar as situações de incumprimento

A ÁGUAS DO RIBATEJO já efectuou mais de 4000 cortes no abastecimento de água a clientes domésticos e industriais desde a sua entrada em funcionamento em Maio de 2009. Neste período instalámos mais de 7500 novos contadores nos seis municípios que servimos.
A maioria dos cortes foram devidos a atraso no pagamento das facturas e
verificou-se em situações em que os clientes não manifestaram vontade de regularizar a situação após notificação com carta registada.
Há também centenas de situações de uso fraudulento com ligações directas e sem existência de contadores, casos de contadores destruídos ou danificados para não contarem e outras situações irregulares detectadas pelos colaboradores da empresa municipal.
Este ano, a ÁGUAS DO RIBATEJO já efectuou cerca de 1200 cortes de água, com maior incidência na zona de Benavente e Samora Correia com pouco mais de 650, seguido pelos municípios de Almeirim, com 380 e de Salvaterra de Magos, onde ainda estamos a efectuar acções, e já registámos 120 cortes. Nos restantes concelhos houve cortes no final de 2010 e voltarão a existir brevemente. A empresa vai intensificar as acções de fiscalização nos seis municípios onde presta serviços.
A política da ÁGUAS DO RIBATEJO passa por uma sensibilização dos clientes/utentes para a necessidade de todos pagarem a água que gastam e desta forma todos pagarem menos no futuro. Por outro lado, a empresa alerta para a injustiça que representa alguém consumir sem limites porque não tem custos e o vizinho do lado pagar o valor justo pelo serviço prestado.
Há também uma preocupação ambiental porque a água é um bem finito. Quando instalamos os contadores, constatamos que são os utentes que não pagavam, os que consomem volumes de água de grande dimensão, num claro desperdício.
Para se realizar um corte por não pagamento, a ÁGUAS DO RIBATEJO, avisa o cliente com carta registada, após a data limite para pagamento ter expirado. Na missiva são concedidos 10 dias úteis para regularização da dívida. Esgotado o prazo, é emitido o serviço de corte de água para o local.
Quando o cliente mostra vontade de regularizar mas não dispõe da quantia necessária, é permitido o pagamento em prestações mensais e sem juros, desde que seja justificada a carência económica do mesmo com declaração de rendimentos ou documento da segurança social se for beneficiário de prestações sociais.
Nos casos dos agregados familiares com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional per capita existe um tarifário social com isenção das taxas e uma redução de 50 por cento nos consumos até 15 m3. A ÁGUAS DO RIBATEJO dispõe também de um tarifário social para famílias numerosas (com mais de quatro pessoas).
Informamos ainda que o restabelecimento do serviço é efectuado no próprio dia do pagamento da dívida. O serviço de reabertura tem um custo de (40€+IVA).
Se o cliente pagar o valor em dívida no momento imediato à deslocação dos técnicos ao local e até às 12h30, a suspensão do serviço não chega a ser feita e apenas paga o custo da deslocação dos técnicos (12€+IVA).
Neste momento a ÁGUAS DO RIBATEJO tem 56 mil clientes e cerca de 120 mil utentes.







Sem comentários: