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quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vinhos do Tejo aposta no exterior


José Pinto Gaspar, presidente da CVR Tejo, disse ao Económico que "este é o plano de promoção mais ambicioso de sempre, com o investimento mais elevado de sempre, e que representa um grande esforço, em conjunto com agentes económicos, para promover os vinhos do Tejo nos mercados externos".
Este investimento é em grande parte financiado a fundo perdido por diversos programas comunitários e não só. O mercado dos Estados Unidos, onde as vendas de vinhos do Tejo tiveram um crescimento de 119% o ano passado, irá absorver cerca de 26% do total do investimento previsto em promoção para 2013.
"Estou impressionado com os programas de promoção da CVR Tejo", confidenciou José Diogo Albuquerque, secretário de Estado da Agricultura, durante a conferência de imprensa que teve lugar hoje, em Lisboa, na sede do Instituto da Vinha e do Vinho, para apresentação do programa de promoções dos vinhos do Tejo para este ano.
O governante defendeu que este esforço de promoção "deve sempre ser feito em articulação" com as outras entidades que promovem os produtos nacionais os mercados externos.
Além do mercado norte-americano, a CVR Tejo vai reforçar as suas promoções no Brasil, Angola, China, Rússia, Suécia, Polónia e Suíça, e estrear-se em acções de marketing em mercados como a Estónia, Noruega, Finlândia, Alemanha e Moçambique.
José Pinto Gaspar sublinhou hoje, na referida conferência de imprensa, que, "apesar da conjuntura desfavorável, a CVR Tejo registou em 2012 um resultado positivo, ao certificar aproximadamente 12 milhões de litros, o que representa um crescimento de 0,89% face a 2011.
Este desempenho foi favorecido pelo crescimento nas exportações, uma vez que no mercado interno terá havido uma quebra de cerca de 6% das vendas dos vinhos do Tejo no ano passado.
As expedições dos vinhos do Tejo para a União Europeia cresceram 3,4%, para 2,7 milhões de litros, enquanto as exportações para o resto do Mundo subiram 3,3%, para 2,4 milhões de litros.
Os principais mercados de exportação dos vinhos do Tejo no ano passado foram a Suécia, Angola, China, Inglaterra e Alemanha. Os melhores desempenhos em termos de crescimentos de exportações 2012 couberam à Alemanha (mais 904%), Estados Unidos (mais 119%), Suíça (mais 115%), China (mais 56%), Rússia (mais 38%) e Canadá (mais 20%).
«DE»

3 comentários:

Anónimo disse...

Podem informar a quantidade de garrafas ou de vinho que a Agroalpiarça exportou e para que países?
Cuba e Coreia do Norte não conta.
Aproveito também para colocar a mesma questão à cooperativa junto à Bomba de gasolina, que eu não sei o nome.

Anónimo disse...

Não esportou nada até agora mas vai comecar a esportar o Celestino Brazileiro e o João Osório eles até já andam no colegio a aprender inglês com os professores do Xico Cunha, para irem para os Estados Unidos e Inglaterra vender os vinhos.
mas á quem diga que eles vão é vender bem é para a Coreia e para o fidel.

Anónimo disse...

Comentador das 10:23 é o Celestino e Osório a gerir a Agroalpiarça e você a escrever português.